A verdade é que aqui no meu Blog eu falo de tudo. O texto anterior foi sobre uma caminhada de 3 dias que fiz, outro dia foi sobre como o um Ecossistema forte de empreendedorismo transformou a economia de Buenos Aires.
Essa aleatoriedade de assuntos é o que me motiva a escrever.
O texto que você lerá agora escrevi no Blog do Roads.
Se você curte Metodologias Ágeis, quer aumentar a produtividade da sua equipe ou ter entregas que estejam alinhadas aos seus objetivos, dá uma passadinha no site do Roads.
Introdução já feita, bora para o que interessa:
O objetivo de toda metodologia de trabalho é melhorar os processos a cada novo ciclo e isso não é diferente nas metodologias que utilizamos aqui no Roads.
Nesse post vou falar de uma delas: o Scrum e como ele é capaz de trazer melhorias contínuas aos processos na rotina de trabalho.
Quando se fala em melhoria contínua, o PDCA (em inglês Plan, Do, Check e Act) é a primeira coisa que vem à nossa mente. Até escrevemos um paper sobre o PDCA que vai aprofundar seus conhecimentos nessa metodologia.
Mas com essas duas metodologias, Scrum e PDCA, se relacionam?
As duas são tão semelhantes e ao mesmo tempo distantes de serem correlacionadas. O inventor do PDCA, W. Edwards Deming nunca imaginaria que um dia o Scrum seria inventado e funcionaria de uma forma igual a sua própria metodologia. Ou o mais apropriado, talvez, é que as equipes que utilizam Scrum de hoje não percebam que estão aplicando o ciclo de PDCA.
A imagem abaixo mostra a semelhança entre as duas:
Plan é o Sprint Planning
Nessa etapa, o Scrum Master, junto ao membros do time, se reúnem para priorizar as tarefas que estão no backlog e definir o que será feito no Sprint que se inicia. É muito importante que o líder do time tenha criado tarefas que estejam vinculadas à Milestones que vão impactar positivamente nas OKRs.
Esse planejamento do que será feito deve ser minuciosamente pensado para evitar ao máximo que tarefas não planejadas ocorram.
Do é a execução do Sprint (junto com o Daily Scrum)
Durante a execução do sprint, as tarefas que foram planejadas anteriormente são feitas por cada um dos membros do time. O função do Daily Scrum é acompanhar de perto o trabalho dos membros do time e buscar eliminar todos os impedimentos que podem prejudicar o resultado do time no final do ciclo.
Aqui, o Scrum Master exerce o papel de facilitador da rotina do time.
Check é a Revisão e Retrospectiva do Sprint
Hora de verificarmos tudo que foi feito no último ciclo. O Scrum Master deve conduzir a Revisão das tarefas para que cada membro do time apresente o que foi feito por ele e as dificuldades encontradas.
Logo após a Revisão, a Retrospectiva tem a função de entender mais a parte aspiracional (emoções, sentimentos, dificuldades e o que pode ser melhorado) de como foi esse último ciclo de Sprint.
Uma dica! Nessa etapa, é recomendável que o Scrum Master faça isso com dinâmicas, para evitar quebrar um pouco da rotina e conhecer ainda mais sobre a realidade do time.
Act é o resultado do feedback da Revisão e Retrospectiva do Sprint
Nessa etapa, é hora de melhorar os processos e evitar que surjam pedras no caminho
O Scrum Master, junto ao líder do time, devem procurar entender o que deu errado no último ciclo e como é possível evitar os mesmos erros. Outras coisa, é entender os números do Sprint:
- Quantos Story Points foram realizados? Podemos realizar mais no próximo sprint?
- Quantos % de tarefas não planejadas?
- O Sprint acompanhou constantemente a linha de burndown?
- Por que não foi possível realizar tais tarefas?
O caminho é melhorar sempre
Erros e pedras no caminho sempre aparecerão, mas como podemos aprender com o passado para evitar que o mesmo aconteça no futuro? É para isso que essas duas metodologias foram criadas e entender como elas se relacionam pode te gerar muitas oportunidades.
Cada ciclo PDCA é como um Sprint, à medida que o tempo avança, a qualidade de execução da equipe continua a melhorar por meio da melhoria contínua.
E por falar em melhorar sempre, vou deixar uma excelente dica pra você, meu caro leitor!
O Roads vai promover um Webinar sobre como Aplicar Scrum em sua Empresa, é só clicar no banner abaixo e se inscrever.
Te vejo lá no Webinar!
Mateus Guerra
Engenheiro Civil de formação, apaixonado por inovação, trabalhou por quase 4 anos no mercado de Startups e atualmente está explorando novos caminhos na Vale.
Mateus Guerra
Engenheiro Civil de formação, apaixonado por inovação, trabalhou por quase 4 anos no mercado de Startups e atualmente está explorando novos caminhos na Vale.
TALVEZ VOCÊ GOSTE DESTES TEXTOS AQUI:
23/07/2020
Travessia Lapinha ao Tabuleiro: 4 lições que aprendi
Dessa vez vou contar como a Travessia Lapinha da Serra à Cachoeira do Tabuleiro que durou 3 dias e 42km me ensinou algumas lições que vou levar comigo para toda vida.
17/06/2020
Um Foguete chamado ClubPetro
Transcrevi parte de uma palestra sobre a história do ClubPetro, mercado de startups e a como uma cultura forte alavancou nossos resultados.
02/06/2020
Utilizando RFM para saber tudo sobre seus clientes: o que é e como aplicar
Se você trabalha principalmente com varejo ou quer conhecer ainda mais sobre os seus clientes, conheça o RFM para recuperá-los e fidelizá-los.
25/05/2020
A decisão que mudou a minha vida
Resolvi compartilhar um momento em que eu resolvi mudar e consequentemente, sair da zona de conforto. Tudo isso em busca de algo maior.
18/05/2020
RH em Startups: Como fizemos um Processo Seletivo Incrível no ClubPetro
Transcrevi parte de uma palestra que fiz sobre RH em Startups. Você sabe o que mais motiva as pessoas a trabalharem numa Startup?
11/05/2020
O Poder da China: um resumão que você deveria ler
Fiz um resumo bem completinho do livro "O Poder da China". Aprofunda os seus conhecimentos em tecnologia, sociedade e economia chinesa.
06/05/2020
Como alinhar suas entregas com os objetivos
Saiba com criar entregas que geram valores e estejam muito próximas daquilo que sonhamos em nosso ambiente de trabalho.
06/05/2020
Como Milestones bem definidas podem te ajudar a ter entregas mais rápidas
Como uma comunicação clara entre as partes Estratégica e Operacional de uma empresa podem garantir um alinhamento nas entregas?
06/05/2020
O que se passa na cabeça de cada um dos seus colaboradores?
Já olhou pra alguém e pensou: o que se passa na cabeça dela? É com essa questão que começo a falar sobre entender o pensamento de cada um dos colaboradores.
10/04/2019
5 coisas que 5 semanas de Gama Experience me ensinaram mais do que 5 anos de Engenharia
Queria compartilhar com você um pouco do que vivi durante o Gama Experience #17.