Escrevi esse texto em Abril de 2018, lá no blog do ClubPetro.
Era fevereiro de 2017, havia acabado de sair do meu estágio de engenharia e estava um pouco desacreditado com o futuro nesse ramo, até que o Ricardo e o Breno, que eu já conhecia há muito tempo, me chamaram para trabalhar em um projeto que estavam começando: um tal de ClubPetro.
Pensei muito antes de aceitar, pois estudo e moro em Belo Horizonte e o trabalho seria em Itabira. Aceitei. A ideia era trabalhar na equipe de marketing à distância (home office) e ir a Itabira, minha terra natal, quando possível, para acompanhar de perto o ClubPetro. Parece perfeito não? Não é! No início era muito difícil me organizar, pois eu estava longe e a faculdade de engenharia toma bastante do meu tempo. Mas as coisas foram se ajeitando e eu consegui me organizar melhor e acompanhar os processos da nossa equipe.
De lá para cá tive o privilégio de trabalhar em feiras como a MinasPetro e a Expopostos, experiências incríveis! Conheci pessoalmente alguns revendedores que antes só conversava via Skype ou telefone e o mais legal de tudo isso, é poder compartilhar o conhecimento com eles e entender as principais dores de cada um.
Nestes doze meses pude entender como o uso tecnologia pode impactar, e muito, nos resultados de qualquer negócio, independente da área. Algumas coisas que antes eu sabia muito pouco e outras que nem imaginava como funcionavam já estão mais claras para mim, evolui e continuo evoluindo, não só em marketing, mas também em autonomia e trabalho em equipe. Aliás, queria deixar o meu Muito Obrigado à toda Equipe do ClubPetro, vocês são incríveis!
Foco no Cliente
De todo esse conhecimento, teve algo que eu aprendi e que todo revendedor deveria ter em mente: a importância do Relacionamento com o Cliente.
Parece clichê o que vou falar, mas conhecer de verdade o seu cliente é a principal chave para o crescimento do seu negócio. Sam Walton, fundador do Walmart, já dizia: “Clientes podem demitir todos de uma empresa, simplesmente gastando seu dinheiro em algum outro lugar.”
O que podemos concluir com isso? O cliente é basicamente o seu “patrão” e é ele quem tem o poder de crescer ou acabar com o seu empreendimento. Então, trate bem o seu cliente. É indispensável que você saiba seu histórico, o ticket médio, há quanto tempo ele não abastece em seu posto e muito mais. E como trazer de volta quem não abastece mais no seu posto? Faça campanhas de SMS personalizadas para seu cliente e ofereça um benefício para ele no próximo abastecimento.
Nós do ClubPetro acompanhamos nossos revendedores que usam essa estratégia e o resultado é claro: funciona sim. Portanto, se você quer saber tudo sobre o seu cliente e trazer de volta quem há 30, 60 ou 90 dias não abastece mais no seu posto, passe a conhecê-lo melhor e utilize as melhores estratégias para recuperá-lo.
Sempre errando, mas sempre inovando
O mundo hoje muda muito, mas muito mais rápido do que há 10 ou 5 anos, a evolução da tecnologia é basicamente uma curva exponencial e devemos sempre estar abertos a explorar o que nos é desconhecido. A informação e o conhecimento estão cada dia mais acessíveis, precisamos aproveitar as oportunidades e evoluir como pessoas, caso contrário ficaremos para trás, lamentando o passado ao invés de se preocupar com o futuro.
Portanto, faça diferente! Inovar é o melhor negócio.
Um abraço.
Mateus do ClubPetro.
Receba textos como esse em seu Email
Mateus Guerra
Engenheiro Civil de formação, apaixonado por inovação, trabalhou por quase 4 anos no mercado de Startups e atualmente está explorando novos caminhos na Vale.
Mateus Guerra
Engenheiro Civil de formação, apaixonado por inovação, trabalhou por quase 4 anos no mercado de Startups e atualmente está explorando novos caminhos na Vale.
TALVEZ VOCÊ GOSTE DESTES TEXTOS AQUI:
23/07/2020
Travessia Lapinha ao Tabuleiro: 4 lições que aprendi
Dessa vez vou contar como a Travessia Lapinha da Serra à Cachoeira do Tabuleiro que durou 3 dias e 42km me ensinou algumas lições que vou levar comigo para toda vida.
17/06/2020
Um Foguete chamado ClubPetro
Transcrevi parte de uma palestra sobre a história do ClubPetro, mercado de startups e a como uma cultura forte alavancou nossos resultados.
02/06/2020
Utilizando RFM para saber tudo sobre seus clientes: o que é e como aplicar
Se você trabalha principalmente com varejo ou quer conhecer ainda mais sobre os seus clientes, conheça o RFM para recuperá-los e fidelizá-los.
25/05/2020
A decisão que mudou a minha vida
Resolvi compartilhar um momento em que eu resolvi mudar e consequentemente, sair da zona de conforto. Tudo isso em busca de algo maior.
18/05/2020
RH em Startups: Como fizemos um Processo Seletivo Incrível no ClubPetro
Transcrevi parte de uma palestra que fiz sobre RH em Startups. Você sabe o que mais motiva as pessoas a trabalharem numa Startup?
11/05/2020
O Poder da China: um resumão que você deveria ler
Fiz um resumo bem completinho do livro "O Poder da China". Aprofunda os seus conhecimentos em tecnologia, sociedade e economia chinesa.
06/05/2020
Como alinhar suas entregas com os objetivos
Saiba com criar entregas que geram valores e estejam muito próximas daquilo que sonhamos em nosso ambiente de trabalho.
06/05/2020
Como Milestones bem definidas podem te ajudar a ter entregas mais rápidas
Como uma comunicação clara entre as partes Estratégica e Operacional de uma empresa podem garantir um alinhamento nas entregas?
06/05/2020
O que se passa na cabeça de cada um dos seus colaboradores?
Já olhou pra alguém e pensou: o que se passa na cabeça dela? É com essa questão que começo a falar sobre entender o pensamento de cada um dos colaboradores.
10/04/2019
5 coisas que 5 semanas de Gama Experience me ensinaram mais do que 5 anos de Engenharia
Queria compartilhar com você um pouco do que vivi durante o Gama Experience #17.