Esse texto foi escrito por mim lá no blog do Roads. Dá uma conferida lá depois, tem muita coisa que vai ajudar e muito na gestão da empresa que você trabalha ou é dono.
Ter entregas que realmente impactam positivamente nos objetivos da empresa é uma das coisas que mais pregamos aqui em nossa metodologia de trabalho. Em nossos materiais, escrevemos um paper que explica a importância de alinhar estratégia e execução. O que todos nós queremos é uma gestão mais produtiva, eficiente e que no final de um prazo pré determinado tenhamos entregas que geram valores e estejam muito próximas daquilo que sonhamos.
Nós sempre desejamos fazer parte de algo e não é diferente no meio corporativo. Cada colaborador sente-se bem quando aquela entrega realizada por ele contribuiu para os números da empresa naquela reunião no final do trimestre (sensação boa, não é mesmo?). Então como criar mais momentos como esse no seu ambiente de trabalho? Fique aqui que vou te explicar um passo-a-passo disso.
Tenha objetivos que façam sentido para todo time
Ninguém consegue trabalhar num lugar em que as metas estabelecidas pelos diretores estejam totalmente distantes da realidade da empresa, e a consequência disso são esses mesmos diretores/gestores cobrando dos seus colaboradores por resultados impossíveis de serem entregues. Isso tudo causa um enorme atrito “estratégico-operacional”, que vira uma bola de neve e que lá na frente gera uma enorme desmotivação nos colaboradores.
Entenda o cenário atual, a capacidade do seu time em compreender e executar tarefas e crie metas desafiadoras, mas alcançáveis. Aqui no Roads a gente criou um termo que se chama: meta “Cerca Bamba”, ou seja, números fáceis de serem alcançados e que subestimam o potencial do time. Meta é sinônimo de estímulo, e mesmo que no final do ciclo de OKR o seu board tenha muitos indicadores em vermelho, é importante entender que apesar de nenhuma meta estar batida, muito trabalho foi feito no último ciclo de OKR para atingi-las e houve uma enorme evolução do time.
Crie entregas que impactam na busca constante dos seus objetivos
As famosas Milestones, usadas na Metodologia Roads, são exemplos claros de um perfeito alinhamento de entregas e objetivos, criamos um paper que vai te explicar direitinho como criar e aplicá-las na prática. Resumidamente, Milestones são entregas claras que estão obrigatoriamente ligadas à realização de um objetivo e seus resultados-chave (OKR), criando esse elo entre o que se deseja e o que se executa, fazendo com que cada vez mais o trabalho seja direcionado para o que realmente importa.
Em algum momento da rotina de trabalho, pode acontecer do próprio gestor não conseguir criar Milestones que serão futuramente desmembradas em tarefas e por causa de um certo “bloqueio mental”. Quer uma dica? Aceite sugestões dos outros membros do time para reduzir ao máximo a complexidade das entregas, quebrando-as em pequenas tarefas e inserindo todos os seus requisitos de aceitação, para que não haja dúvidas na hora da execução.
Pronto! A partir de agora você têm entregas que estão de acordo com os seus objetivos e tarefas que serão executadas pelos membros do time.
O Poder do Hábito
Com o tempo e aplicação diária do que foi falado acima, o(s) seu(s) time(s) vão compreendendo ainda mais como esse alinhamento de entregas e objetivos impactam positivamente no crescimento da empresa. Tudo se resume em hábito! Naturalmente, o ser humano tem uma certa resistência à mudanças, que precisam de uma insistência inicial para ficarem automáticas em nossa rotina. O livro O Poder do Hábito: Por que fazemos o que fazemos na vida e nos negócios, de Charles Duhigg, explica muito bem sobre como hábitos (bons ou ruins) são criados, particularmente eu posso te dizer que vale muito a pena a leitura.
Aqui no Roads, utilizando a nossa própria metodologia há 3 anos, criamos uma cultura em que líderes de cada time entendem onde precisam chegar, quais entregas (milestones) precisam ser realizadas e como desmembrá-las em pequenas tarefas que serão executadas em ciclos de 15 dias. Todo esse trabalho demanda paciência e dedicação, o primeiro passo é entender a realidade da sua equipe e utilizar a flexibilidade da metodologia Roads para alcançar o perfeito alinhamento entre entregas e objetivos.
Receba textos como esse em seu Email
Mateus Guerra
Engenheiro Civil de formação, apaixonado por inovação, trabalhou por quase 4 anos no mercado de Startups e atualmente está explorando novos caminhos na Vale.
Mateus Guerra
Engenheiro Civil de formação, apaixonado por inovação, trabalhou por quase 4 anos no mercado de Startups e atualmente está explorando novos caminhos na Vale.
TALVEZ VOCÊ GOSTE DESTES TEXTOS AQUI:
23/07/2020
Travessia Lapinha ao Tabuleiro: 4 lições que aprendi
Dessa vez vou contar como a Travessia Lapinha da Serra à Cachoeira do Tabuleiro que durou 3 dias e 42km me ensinou algumas lições que vou levar comigo para toda vida.
17/06/2020
Um Foguete chamado ClubPetro
Transcrevi parte de uma palestra sobre a história do ClubPetro, mercado de startups e a como uma cultura forte alavancou nossos resultados.
02/06/2020
Utilizando RFM para saber tudo sobre seus clientes: o que é e como aplicar
Se você trabalha principalmente com varejo ou quer conhecer ainda mais sobre os seus clientes, conheça o RFM para recuperá-los e fidelizá-los.
25/05/2020
A decisão que mudou a minha vida
Resolvi compartilhar um momento em que eu resolvi mudar e consequentemente, sair da zona de conforto. Tudo isso em busca de algo maior.
18/05/2020
RH em Startups: Como fizemos um Processo Seletivo Incrível no ClubPetro
Transcrevi parte de uma palestra que fiz sobre RH em Startups. Você sabe o que mais motiva as pessoas a trabalharem numa Startup?
11/05/2020
O Poder da China: um resumão que você deveria ler
Fiz um resumo bem completinho do livro "O Poder da China". Aprofunda os seus conhecimentos em tecnologia, sociedade e economia chinesa.
06/05/2020
Como Milestones bem definidas podem te ajudar a ter entregas mais rápidas
Como uma comunicação clara entre as partes Estratégica e Operacional de uma empresa podem garantir um alinhamento nas entregas?
06/05/2020
O que se passa na cabeça de cada um dos seus colaboradores?
Já olhou pra alguém e pensou: o que se passa na cabeça dela? É com essa questão que começo a falar sobre entender o pensamento de cada um dos colaboradores.
10/04/2019
5 coisas que 5 semanas de Gama Experience me ensinaram mais do que 5 anos de Engenharia
Queria compartilhar com você um pouco do que vivi durante o Gama Experience #17.