Escrevi esse texto para o blog do Roads.
“Milestones? Como assim? Eu já ouvi falar sobre Scrum e OKR, mas agora, Milestones, não tenho ideia do que seja.”
Talvez você esteja pensando igual a pessoa acima, mas não se preocupe, vou te explicar direitinho como as Milestones podem facilitar no alinhamento e clareza entre as OKRs e Milestones.
Caso você saiba o que são Milestones, ótimo! Espero com esse texto te impactar positivamente, de forma que você milestones cada vez melhores.
O surgimento e aplicação delas vieram devido ao fato das OKRs estarem em ciclos de três meses (conforme o livro de John Doerr, Avalie o que importa: Como Google, Bono Vox e a Fundação Gates sacudiram o mundo com os OKRs) e o Scrum estar em ciclos menores de 7 a 15 dias (conforme o livro Scrum: a arte de fazer o dobro do trabalho na metade do tempo, de Jeff Sutherland), foi necessário um meio termo, por isso as Milestones são entregas maiores que são desmembradas em tarefas que serão executadas em 2 ou mais Sprints e estão perfeitamente alinhadas às OKRs da empresa num determinado trimestre.
A imagem abaixo ilustra bem isso, dê uma olhada:
Perceba que cada entrega (Milestone) é executada em 2 sprints (isso não é uma regra, você pode executar mais de 1 milestone por sprint, vai de acordo com a necessidade da empresa e a capacidade do seu time em executar tarefas.). Essas entregas estão alinhadas tanto ao ciclos de sprints e, principalmente, também aos Objetivos e Resultados-Chave da empresa no 1T 2020.
Criando Milestones bem Definidas
Bom, agora que você já entendeu como as Milestones funcionam e viu que elas são a ligação entre o OKR e o SCRUM, vou te mostrar como criá-las e de que forma a sua clareza pode facilitar na criação de tarefas que serão executadas pelos membros do time. Aqui no Roads, utilizamos essa metodologia, que, utilizando OKRs, enxergamos milestones que estão alinhadas e serão desmembradas em pequenas tarefas.
1º passo: Interpretando os Objetivos e Resultados-Chave da empresa
Tarefas não são criadas do nada, é necessário foco, ou seja, onde queremos chegar/estar nos próximos 3 meses. Partindo dessa ideia e tendo em mãos os objetivos e métricas que precisam ser alcançadas, pensamos: o que é preciso entregar para impactar positivamente nesses métricas.
Vamos ilustrar um exemplo:
Qual a principal OKR da minha empresa neste trimestre?
OKR: Ter 30 mil clientes por mês na minha loja.
Quais Milestones (entregas) eu preciso realizar para atingir esses 30 mil clientes?
Milestones: Entender comportamento dos meus 1000 melhores clientes.
Essa Milestone acima, é muito complexa e não é possível executá-la em apenas 1 sprint.
2º Passo: Desmembrando a Milestone em tarefas menores
Com a milestone em mãos, é preciso entender quais tarefas são necessárias para entregar tudo isso:
Tarefas:
- Estudar sobre RFM.
- Analisar frequência de compras ao longo do ano.
- Analisar mudanças no ticket médio com as campanhas.
- Identificar pontos em comum entre todos os 1000 melhores clientes.
Todas as tarefas acima estão alinhadas a milestone que consequentemente vão impactar positivamente naquele objetivo da empresa no trimestre.
Entregas cada vez mais rápidas
Com toda a engrenagem acima funcionamento perfeitamente, o “motorzinho” do sua equipe passa a produzir cada vez mais, pois há uma maior clareza nas tarefas a serem realizadas. Cada membro entende que aquela tarefa que está sendo executada por ele, faz parte de uma Milestone que vai contribuir para atingir os Objetivos e Resultados-Chave (OKR) da empresa.
Esse aumento de produtividade se deve ao seguinte fato: foco! Numa empresa, é essencial que toda energia e tempo usados pelos seus colaboradores estejam voltados para o mesmo alvo, em nossas palavras, OKRs.
Com base em nossas experiências de mais de 3 anos utilizando essas novas formas de gestão, que foram ditas acima, percebemos que aos poucos tudo isso vai se incorporando na cultura empresarial e tornando um hábito para os times. Em empresas ágeis, esse processo é um pouco mais fácil do que empresas tradicionais, que não possuem tanta agilidade e no início tal mudança pode ser desconfortável. Nós do Roads, já aplicamos essas metodologias nos 2 perfis de empresas e os resultados foram muito satisfatórios.
Receba textos como esse em seu Email
Mateus Guerra
Engenheiro Civil de formação, apaixonado por inovação, trabalhou por quase 4 anos no mercado de Startups e atualmente está explorando novos caminhos na Vale.
Mateus Guerra
Engenheiro Civil de formação, apaixonado por inovação, trabalhou por quase 4 anos no mercado de Startups e atualmente está explorando novos caminhos na Vale.
TALVEZ VOCÊ GOSTE DESTES TEXTOS AQUI:
23/07/2020
Travessia Lapinha ao Tabuleiro: 4 lições que aprendi
Dessa vez vou contar como a Travessia Lapinha da Serra à Cachoeira do Tabuleiro que durou 3 dias e 42km me ensinou algumas lições que vou levar comigo para toda vida.
17/06/2020
Um Foguete chamado ClubPetro
Transcrevi parte de uma palestra sobre a história do ClubPetro, mercado de startups e a como uma cultura forte alavancou nossos resultados.
02/06/2020
Utilizando RFM para saber tudo sobre seus clientes: o que é e como aplicar
Se você trabalha principalmente com varejo ou quer conhecer ainda mais sobre os seus clientes, conheça o RFM para recuperá-los e fidelizá-los.
25/05/2020
A decisão que mudou a minha vida
Resolvi compartilhar um momento em que eu resolvi mudar e consequentemente, sair da zona de conforto. Tudo isso em busca de algo maior.
18/05/2020
RH em Startups: Como fizemos um Processo Seletivo Incrível no ClubPetro
Transcrevi parte de uma palestra que fiz sobre RH em Startups. Você sabe o que mais motiva as pessoas a trabalharem numa Startup?
11/05/2020
O Poder da China: um resumão que você deveria ler
Fiz um resumo bem completinho do livro "O Poder da China". Aprofunda os seus conhecimentos em tecnologia, sociedade e economia chinesa.
06/05/2020
Como alinhar suas entregas com os objetivos
Saiba com criar entregas que geram valores e estejam muito próximas daquilo que sonhamos em nosso ambiente de trabalho.
06/05/2020
O que se passa na cabeça de cada um dos seus colaboradores?
Já olhou pra alguém e pensou: o que se passa na cabeça dela? É com essa questão que começo a falar sobre entender o pensamento de cada um dos colaboradores.
10/04/2019
5 coisas que 5 semanas de Gama Experience me ensinaram mais do que 5 anos de Engenharia
Queria compartilhar com você um pouco do que vivi durante o Gama Experience #17.