Achou o título confuso e ficou curioso para entender mais, não é mesmo? Então eu consegui o que queria: chamar sua atenção e te trazer para cá.

Você já ouviu falar no Efeito Cobra? E o que o Tiririca tem a ver com isso?

Ps.: não vou falar de política aqui. A ideia é só usar o famoso bordão do Tiririca para explicar alguns acontecimentos históricos (principalmente, econômicos).  

Antes de explicar o que é esse tal de Efeito Cobra, vou dar uma contextualizada para explicar como eu descobri isso.

Há uns meses, eu estava de bobeira no YouTube, me deparei com uma entrevista do Samy Dana (até então eu não conhecia muito sobre ele) e descobri ele havia acabado de lançar um livro que se chama “Pode não ser o que parece”. 

Em resumo, o livro mostra como a Economia explica alguns acontecimentos importantes do passado e de nossas vidas (o que traz felicidade e como tomar as melhores decisões) que vão muito além de taxa de juros, inflação, crescimento de PIB e etc.

Com todo esse lance de economia explicando os acontecimentos das nossas vidas, um capítulo do livro me chamou atenção e hoje vou falar dele aqui.


Sobre os Autores

Samy Dana

Professor da FGV (Fundação Getúlio Vargas), foi comentarista da Globo News e do Jornal da Globo e é também colunista da Época Negócios. O cara tem doutorado em Administração e ph.D em Business (e é igualzinho aquele carinha do Ratatouille kkkk).

Sérgio Almeida 

Professor de Economia da USP. Também tem ph.D, só que em Economia pela Universidade de Nottingham na Inglaterra. 


“Pior que tá não fica”. Será mesmo?

Vamos voltar no tempo, na época do domínio colonial da Grã-Bretanha sobre a Índia. Os parentes da rainha Elizabeth II estavam preocupados com as numerosas cobras venenosas que haviam na cidade de Delhi.

Em frente a esse problema, nas melhores das intenções, o governo britânico ofereceu uma recompensa para cada cobra que um cidadão indiano lhe entregasse. 

Faz sentido não é mesmo?

Por um tempo, essa ideia teve êxito e houve um grande número de cobras mortas sendo entregues. Literalmente os amigos do Ghandi matavam a cobra, mostravam o pau e ainda saiam com dinheiro no bolso. 

Mas, algum indiano, por sinal, muito FDP, viu esse plano do governo britânico como uma oportunidade de negócio. E no melhor estilo “Quem quer ser um Milionário?”, começou a criar cobras em casa para ganhar cada vez mais dinheiro. 

A famosa Lei de Gerson também se aplica na Índia! Assim como o Brasil, lá não é para amadores.

Então, outros indianos ficaram sabendo dessa ideia e fizeram daquilo um negócio, e diversas pessoas passaram a ter criadouros imensos.

O governo, percebendo a cagada, cancelou o programa. 

Os criadores de cobra, que agora possuíam algo que não tinha mais valor, às soltaram.

O resultado dessa brilhante ideia (só que não): a população de cobras ficou muito maior do que antes do programa. A solução, que no início parecia fazer todo sentido, acabou piorando tudo de vez.

Dessa história, surgiu o termo “Efeito Cobra”, que é a tentativa de solução de um problema que na verdade o agrava.

Ou seja, pior que tá, pode ficar sim. O Tiririca foi refutado.

Tenho certeza que você já foi uma vítima desse fenômeno. Seja no trabalho, numa prova da faculdade ou roendo aquele pedacinho de unha que incomoda e acaba inflamando o dedo.

Além desse que eu falei aqui em cima, existiram outros acontecimentos históricos que também sofreram desse mal, como por exemplo a Lei Seca Americana.


A Lei Seca Americana

Há 100 anos, o governo americano, na tentativa de frear os malefícios do consumo de álcool na população, decidiu acabar com a sua fabricação, comercialização e consumo. 

O motivo? Segundo alguns grupos políticos, a bebida era um mal que levava a violência, à pobreza e a grave problemas de saúde. Portanto, a partir daquele momento, em terreno americano, tudo seria ZERO ÁLCOOL.

Se a Marília Mendonça e o Jorge Paulo Lemann estivessem naquela época, com certeza morreriam de fome. 

O clima era de festa!

O reverendo Billy Sunday, um dos religiosos mais populares dos EUA, discursou a seguinte frase:

“O reino das lágrimas acabou. As favelas logo serão memória. Vamos transformar nossas prisões em fábricas e nossas cadeias em armazéns. Homens caminharão eretos, mulheres vão sorrir e as crianças darão risadas.”

A intenção era boa, mas o resultado, adivinha só? 

Deu merda né.

Em vez de acabar com o consumo de álcool e diminuir os problemas sociais, a Lei Seca fez explodir a criminalidade. Como era proibido vender álcool em bares, começaram a surgir diversos pubs clandestinos subterrâneos.

Além do surgimento desses bares, os produtores que também eram clandestinos, faziam álcool caseiro de baixa qualidade e, em alguns casos, tóxicos. A bebida clandestina passou a causar enorme problemas de saúde à população, levando pessoas à morte por intoxicação e cirrose.

Tudo isso também aumentou o tráfico de álcool e máfias começaram a ganhar cada vez mais forças nas cidades estadunidenses. Havia uma demanda muito alta de consumo de álcool e muita gente queria chorar pela ex. 

Foi nessa época que surgiram figuras como Al Capone, um dos maiores gângsters americanos ligados ao contrabando e à vendas de bebidas durante a Lei Seca.

Depois de toda essa confusão e terem vivido na pele o veneno do Efeito Cobra, o governo americano, após 13 anos, 11 meses e 24 dias decidiu encerrar a Lei Seca. Até hoje, é a única lei que foi revogada na “Constituição Trumpiana.”


Só erra quem chuta para o Gol

Diariamente estamos cercados de problemas e em busca das melhores soluções para resolvê-los. Acontece que em alguns casos, a solução acaba jogando tudo morro abaixo. 

Lembro de algumas situações em que fui vítima do Efeito Cobra:

  • Durante uma prova na faculdade, eu sabia mais ou menos como resolver tal questão. Mas não confiei no meu taco e resolvi colar do colega ao lado. Resultado: acabei errando a questão e a minha solução anterior estava mais próxima da resposta correta.
  • Comprei um computador novo e quis por conta própria instalar uma peça (SSD, para os entendedores de plantão) do computador antigo. Resultado: O PC novo ficou todo zoado, porque alguns drivers pertenciam ao antigo, minha bateria durava apenas 30 minutos e de vez em quando não conectava no Wi-Fi.
  • Estava aqui nesse Blog, querendo fazer alguns melhorias para otimizar a velocidade de carregamento e para isso, instalei alguns Plugins. Resultado: Acabei derrubando o site.

E você, já foi uma vítima do Efeito Cobra? Deixe aqui embaixo nos comentários.

 

Você gosta de resumos de livros? Eu fiz um resumão sobre o livro O Poder da China, que ficou bem completo e vai te ajudar a desmistificar a tão desconhecida/confusa economia e sociedade chinesa.

Compre o livro e entenda como a economia explica diversos acontecimentos da nossa vida

Quero comprar o livro, seu abestado!
Gostou? Compartilhe com quem precisa ler isso!

Mateus Guerra
Mateus Guerra

Engenheiro Civil de formação, apaixonado por inovação, trabalhou por quase 4 anos no mercado de Startups e atualmente está explorando novos caminhos na Vale.

Saiba mais sobre mim
Mateus Guerra
Mateus Guerra

Engenheiro Civil de formação, apaixonado por inovação, trabalhou por quase 4 anos no mercado de Startups e atualmente está explorando novos caminhos na Vale.

Saiba mais sobre mim

TALVEZ VOCÊ GOSTE DESTES TEXTOS AQUI:

Privacy Preference Center